terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Introdução ao Guia de atuação espiritualizada de um Oficial de Justiça

1. Introdução
Este guia, em forma de blog (http:\\ojsdapaz.blogspot.com) está sendo concebido para auxiliar os oficiais de justiça na realização de seu trabalho sem que afetem-se  psicológica e espiritualmente no dia a dia. Seja na área cível, criminal, trabalhista, de família, fiscal, etc. , se uma das funções do judiciário é promover a paz social, também objetiva que o impacto negativo nos destinatários das ordens judiciais seja menor, do mesmo ponto de vista (espiritual/psicológico)
O termo "espiritualizado" não significa necessariamente o vínculo a qualquer religião. Mesmo que pudesse ser aplicado a qualquer religião reencarnacionista, como o budismo, o hinduísmo, o espiritismo ou o judaísmo, significa que poderá auxiliar mais àqueles que compreendem a existência de algo além do que a carne, a matéria, o aqui e agora, quer chamemos isto de espírito, de alma, de mente ou qualquer outro termo que nos leve a esta percepção.
Por franqueza, é importante dizer que sou espírita, seguidor de Kardec, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco e tantos outros, por compromisso filosófico-doutrinário, científico e religioso.
Aos que compreendem que a lei física de ação e reação aplica-se também em nossa profissão, na família, em nossa conduta com o corpo e a mente. Que somos únicos e devemos evoluir continuamente.
Que o que retiramos desta vida são os relacionamentos que estabelecemos e o que aprendemos com eles. Sendo assim, o relacionamento mais intenso e constante da profissão de oficial de justiça é com os destinatários das ordens judiciais, nossos “clientes”. O que podemos aprender com eles? O que podemos ensinar? Qual a troca que estabeleceremos, positiva ou negativa? Podemos nos beneficiar espiritualmente neste aprendizado, nesta troca, mesmo ferindo o interesse dos outros?
Elaborado através da experiência prática de longos anos, tanto positiva como negativa, com árduo esforço de autoconhecimento, não usaremos termos do “juridiquês”, mas  os fatos em si. Mas, sendo sincero, creio que esta jornada é individual e cada caso é um caso, e que pode-se sim executar profissões de confronto como a de oficial de justiça de forma a promover a paz íntima, a paz social e o crescimento espiritual de si e do outro.
Talvez seja  uma das chaves para minorar os problemas de adoecimento, de insatisfação com o trabalho, stress, ansiedade, depressão,  que assolam estes profissionais em maior intensidade.
Os tópicos abordados no blog (http:\\ojsdapaz.blogspot.com) serão distribuídos gradualmente nos diversos meios de comunicação de rede que forem encontrados, tal como blogs, sites, listas de e-mails ou e-mails pessoais, aceitando indicações destes espaços e contribuições quanto aos conteúdos, para que ao longo do tempo possamos ter um material que sirva de auxílio aos milhares de seres humanos, oficiais de justiça, que interagem com milhões de outros seres humanos, destinatários das ordens judiciais.
Paz e Luz! Beto Vasquez, oficial de justiça
Próximo tópico: É possível ser o mensageiro da desgraça e ficar em Paz?


itens de busca: bailiff, process server, catchpoll, tipstaff, oficial de justiça, meirinho, spiritual guide for bailiff, process server, catchpoll, tipstaff, oficial de justicia, Introducción a la función de guía espiritual de un funcionario de la Corte oficial de justicia